Mitos e verdades sobre as contas digitais

Se você ainda se pergunta como funciona a conta digital, e quais são suas vantagens, confira neste conteúdo os mitos e verdades desta nova era.

Se você ainda se pergunta como funciona a conta digital, e quais são suas vantagens, neste conteúdo vamos esclarecer os mitos e verdades desta nova tendência em tecnologias bancárias, que veio com força no mercado para solucionar as burocracias complexas de uma agência convencional física, como filas intermináveis e atendimento lento.

 

O que são as Contas Digitais?

Como surgiu essa tendência?

As contas digitais surgiram para atender à demanda de processos mais modernos e seguros de pagamento, seguindo a tendência de digitalização de serviços que começou no final dos anos 60, com a criação do cartão de crédito. Se antes do surgimento das fintechs, só era possível fazer transações presencialmente, agora qualquer atividade pode ser remota, na palma da mão.

Confira agora os mitos e verdades sobre as contas digitais

1- Contas digitais não são seguras por serem controladas pela internet - Mito

A tecnologia evolui cada dia mais rápido, e nos últimos anos foram desenvolvidos diversos formatos de garantia de segurança quando se trata de dados pessoais e transações bancárias. Autenticação de dois fatores, autorização de dispositivos, senhas reservas, acesso por reconhecimento facial ou biométrico, e criptografia, protegem as informações dos clientes garantindo o cumprimento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). 

Com o acesso remoto de qualquer localização, por aplicativo ou navegador, você não precisa se preocupar com o risco de exposição de um caixa eletrônico para fazer pagamentos ou transferências bancárias. 

A UzziPay, por exemplo, utiliza QR code — uma evolução do código de barras que evita erros no troco ou clonagem de cartões — para pagamentos no aplicativo. Como uma garantia de ter sua conta protegida em caso de roubo de dispositivo (como celulares ou computadores autorizados), recomendamos que, independentemente do banco digital, memorize sua senha e saia do login do aplicativo toda vez que utilizá-lo. 

Dica extra:

Nunca clique em links recebidos por SMS ou Whatsapp que você não reconheça o contexto. Os bancos digitais geralmente enviam e-mails (que não costumam cair em caixas de spam) ou notificações direto do aplicativo.

2- Abertura e fechamento são totalmente gratuitos - Verdade

O Conselho Monetário Nacional autoriza bancos, desde 2016, a realizarem a abertura e fechamento de contas exclusivamente através da internet. Prezando pela otimização de tempo do cliente, qualquer atividade é feita online, na hora, com central de atendimento disponível para tirar todas as dúvidas que possa ter a respeito. Essa praticidade garante também a segurança do indivíduo ao evitar o deslocamento. Basta preencher as informações essenciais e enviar seus documentos digitalizados, que serão devidamente protegidos através da LGPD. 

Para o fechamento de contas na UzziPay, aumentamos a segurança ao implementar o protocolo de envio da solicitação por e-mail, confirmando dados, assim evitando qualquer tentativa de invasão por inteligência artificial.

3- O atendimento é exclusivamente automático - Mito

O chatbot não é a única opção de atendimento das contas digitais, embora seja uma solução rápida para esclarecimento de dúvidas, você pode inclusive solicitar atendimento humano através dele. Dificilmente a tecnologia superará a empatia e a atenção personalizada de uma pessoa real te auxiliando com dúvidas e procedimentos, como contestação de gastos ou alterar dados cadastrais, por isso temos um time treinado para atender todas às demandas dos nossos clientes. 

Nossas formas de contato:

Estamos disponíveis das 08h às 20h (horário de Brasília), de segunda a sexta-feira e aos sábados das 08h às 12h. Nosso canal de atendimento 24h é a opção de “Ajuda” do aplicativo ou o número (11) 99229-7207 via WhatsApp. Também pode nos enviar um e-mail para [email protected]. Para o suporte de transações ou assuntos referentes ao cartão, abra uma solicitação pelo site https://hubfintech.com.br/ clicando no botão “Entre em contato conosco”, localizado no fim da página.

4- Bancos digitais promovem a sustentabilidade - Verdade

Emissão de papel em excesso, além de não ser nada prático, é prejudicial ao meio ambiente. Mesmo com a versão derivada da reciclagem, o preço não é viável por depender de processos de coleta seletiva — infelizmente ainda muito atrasada no Brasil. Somente para a produção de papéis virgens, ou seja, direto de árvores, 40% delas são derrubadas, de acordo com o Resource Conservation Alliance. 

Se hoje em dia quase todas as atividades da rotina são realizadas online, então faz muito mais sentido passarmos a cultivar o procedimento inverso: plantar árvores, ao invés de derrubá-las. A proposta de transações digitais evita a produção de boletos, extratos e contratos. Pensamos mais alto: ao abrir uma conta na UzziPay, plantamos uma árvore em 700 hectares de preservação ambiental. 

5- Nem toda conta digital tem Pix - Mito

Sendo lançado para todos os bancos e fintechs que possuam mais de 500 mil clientes, ou inscrições voluntárias, o Pix, criado pelo Banco Central em 2020, é uma forma de pagamento instantâneo, oferecendo uma agilidade inédita nos pagamentos, com disponibilidade 24h. Sua principal vantagem é não necessitar de dados bancários para a transação, apenas chaves, geradas por origens diversas, de número de telefone celular a códigos aleatórios. Por ser o método mais prático e moderno, raramente não será aderido por contas digitais. Caso queira saber mais detalhes sobre o Pix, recomendamos a leitura no nosso blog.

Considerações finais:

O presente é tecnológico, e é da inovação que nasce o futuro. As fintechs, que unem tecnologia e finanças, focam em solucionar demandas específicas a coletivas, atuando como startups que desenvolvem produtos inovadores. 

A UzziPay é a fintech pioneira na preservação de árvores da Floresta Amazônica. Nossa maior preocupação é garantir que a natureza continue nos dando os recursos necessários para a vida, sem que ela entre em desequilíbrio ou haja a extinção de espécies. O Brasil tem a maior parte do maior bioma do planeta, temos que honrar esse privilégio. 

Através do Relatório Planeta Vivo 2020, o Living Planet Report revelou que o mundo teve uma queda expressiva de 68% da fauna desde 1970, sendo a desmatação um dos principais motivos. Você pode fazer parte do compromisso de preservar árvores com a gente. Ao escolher o plano (Semente, Árvore ou Floresta) que melhor se adapta às suas necessidades, você colabora com um projeto em expansão que pretende abranger todos os biomas brasileiros, crescendo junto com seu sucesso financeiro. Abra sua conta com um clique, apenas baixando o aplicativo.

Veja também:

Educação financeira

Educação financeira | 29/11/2021

Queimadas

Queimadas | 18/08/2020

Educação financeira

Educação financeira | 29/11/2021

Educação financeira

Educação financeira | 01/03/2021

Educação financeira

Educação financeira | 29/11/2021

Educação financeira

Educação financeira | 06/08/2020

Educação financeira

Educação financeira | 29/11/2021

Área de preservação

Área de preservação | 23/10/2019

Educação financeira

Educação financeira | 06/08/2020