O que é Cash Energy e como se beneficiar dele?

Se você quer saber mais sobre benefícios de créditos de energia solar e como economizar na conta de luz, conheça o Cash Energy.

A UzziPay faz parte do grupo Rovema, isso significa que compartilhamos dos mesmos valores de compromisso socioambiental. Pensando em dar mais um grande passo rumo a um futuro mais sustentável, firmamos uma parceria com a Cooperativa de Energia Solar (CES) para dar vida ao Cash Energy, projeto em que o cliente compra créditos de energia solar com a Solar Farms e recebe na conta o abatimento do gasto em energia elétrica, cerca de 8,5% de desconto para economizar na conta de luz.

Por enquanto este benefício está disponível apenas para Porto Velho (RO), mas como nossas metas estão sendo alcançadas cada vez mais rápido, acreditamos na expansão da iniciativa. 

 

O que é a Cooperativa de Energia Solar (CES)?

A cooperativa surgiu do seguinte questionamento: como podemos incentivar a instalação de sistemas fotovoltaicos para a produção de energia elétrica sustentável, e criar uma comunidade de pessoas dedicadas à preservação ambiental ao mesmo tempo? O resultado foi a união de diversos consumidores para compartilhar entre eles a energia gerada.

Se você nunca ouviu falar de “geração distribuída”, é um termo que define a energia elétrica que pode ser válida para fontes de energia renováveis, por ser produzida próxima, ou no local de consumo. Como exemplo, há as usinas construídas e disponibilizadas para o Departamento comercial da Rovema Energia, que atualmente tem em atividade a Cooperativa de Energia Solar – CES, contando com a potência de 0,35 MW e a média mensal de geração de 45.00 kW, totalizando 32 atos cooperados, que alimentam diversos setores, de hospitais a usinas térmicas, inclusive clientes do tipo pessoa física.

 

Quais são os benefícios do Cash Energy?

Podemos resumir os benefícios em uma só palavra, mas com uma importância tão grande que resolve grande parte dos seus problemas: economia. Como toda a energia produzida é de fonte renovável, este modelo compartilhado conta com os índices de ajuste oficiais (IGPM e IPCA), fazendo com que você poupe sem correr o risco de receber reajustes surpresa na tarifa.

O maior diferencial no mercado é que o consumidor não precisa adquirir projetos, placas solares ou outros equipamentos, já que cuidamos de todo o processo (captação, manutenção e produção). Se optar por investir o valor que paga na conta de energia da sua casa ou empreendimento, em kits de placas solares, em torno de 4 a 5 anos o sistema passa a ser totalmente seu. 

 

Entenda um pouco mais sobre os sistemas de energia fotovoltaicos

Mesmo sendo um país com uma das legislações mais rígidas, avançadas e completas voltadas ao meio ambiente, o Brasil enfrenta um alarmante aumento de desmatamento devido à exploração irresponsável, e muitas vezes ilegal, de recursos naturais. Para ir em contramão a um cenário catastrófico, a energia solar, considerada uma das melhores formas de economizar energia elétrica, é uma alternativa moderna e acessível para consumo, produzida através de painéis que captam a luz do sol para a conversão em eletricidade, e podem ser instalados em diferentes tipos de telhado (cerâmico, metálico, fibrocimento ou carport).

A energia solar funciona em dias nublados?

Calor não é a fonte que alimenta os painéis solares. O excesso pode, inclusive, prejudicá-los ao elevar a resistência do circuito elétrico. As placas são “alimentadas” pela luz, portanto, em dias nublados, a produção de energia será menor, mas continuará atuando no local. Já os dias chuvosos têm a vantagem de ajudar na limpeza. A Agência Nacional de Energia Elétrica criou uma lei de incentivo ao uso de energia solar, com o objetivo de fornecer créditos compensatórios para os clientes que compram diretamente da distribuidora. 

 

Por que aderir ao Cash Energy?

O território nacional tem um enorme potencial de irradiação, por isso, em 2019, pesquisas da ANEEL apontaram um aumento de 212% no mercado, o que gera também milhares de novos empregos. Se milhares pode parecer muita coisa, imagine “milhões de toneladas”, essa é a quantidade de emissão de CO₂ (dióxido de carbono) evitada que a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) revelou em um relatório mais recente, de abril de 2021. 

Além de economizar no gasto com energia elétrica, você ajuda diretamente a proteger a natureza de mais desgastes hídricos do que a fonte hidrelétrica já causa.

 

Como aderir ao Cash Energy?

Para aderir ao Cash Energy é simples: 

A contagem de Créditos de Carbono da nossa parceira, Rovema Energia, segue rodando, e a UzziPay está aberta a esclarecer todas as dúvidas que tenha sobre este projeto através dos canais de atendimento (11) 4020-1724 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 025 8871 (SAC para o interior).

Veja também:

Queimadas

Queimadas | 18/08/2020

Educação financeira

Educação financeira | 01/03/2021

Educação financeira

Educação financeira | 29/11/2021

Educação financeira

Educação financeira | 29/11/2021

Área de preservação

Área de preservação | 23/10/2019

Educação financeira

Educação financeira | 29/11/2021

Educação financeira

Educação financeira | 29/11/2021

Educação financeira

Educação financeira | 06/08/2020

Educação financeira

Educação financeira | 06/08/2020